5 Alimentos para proteger sua pele dos danos do sol

Seria possível comer uma salada de espinafre e tomar um café antes de sair no sol e manter sua pele segura? Nova pesquisa intrigante mostra que determinados alimentos podem proteger sua pele do interior para fora, diminuindo taxas de câncer de pele. Mas, especialistas advertem: “Protetor solar e roupas de proteção solar são a primeira linha de defesa contra queimaduras solares e danos do sol”, diz Jessica Wu, MD, uma dermatologista baseada em Los Angeles, membro da American Society for Nutrition, e autor do livro Feed Your face. “Mas, comer os alimentos certos pode fornecer uma camada extra de proteção.” Aqui estão quatro itens alimentares (e uma deliciosa bebida) que podem acrescentar uma armadura a mais quando você sair no sol.

1. Café

cafeUma boa razão para não se sentir culpado ao beber café: Um novo estudo do Instituto Nacional do Câncer descobriu que as pessoas que bebiam quatro ou mais xícaras de café por dia tiveram 20% menos chances de desenvolver melanoma maligno – a forma mais letal de câncer de pele – do que aqueles que não beberam nenhuma xícara. O segredo está na cafeína (bebedores de café descafeinado não conseguiram a mesma proteção) e nos polifenóis do café que ajudam a suprimir o crescimento de células cancerosas causadas pelos danos dos raios UVB.

2. Peixe

salmaoTem sido sempre um mistério: Porque países mediterrânicos como a Grécia e Itália mesmo com muito sol diariamente, têm menores taxas de melanoma do que outros países europeus, assim como EUA e a Austrália. Uma nova pesquisa sugere que a diferença pode ser devido à dieta mediterrânea, cheia de peixes que são ricos em ácidos graxos ômega-3 . Uma teoria é que o óleo de peixe estimula o sistema imunitário, evitando que as celulas sejam danificadas pelos raios UV. Enquanto mais pesquisas serão necessárias para confirmar a conexão, Dr. Wu diz que aprender a cozinhar alguns pratos fáceis de salmão é sempre uma ótima idéia: “Comer mais peixe e vegetais é bom para sua saúde em geral, especialmente para o coração, e irá protege-lo de outras doenças, como câncer de cólon “, ressalta.

 

3. Vegetais Folhosos

vegetais verde escuro
O mesmo estudo que encontrou uma ligação entre a ingestão de peixe e as taxas mais baixas de melanoma também descobriu que as pessoas que  comeram vegetais folhosos escuros (como espinafre, couve e chicória), tiveram menores riscos de câncer de pele. Vegetais verdes escuros estão cheios de carotenóides, que podem atuar como antioxidantes, combatendo os radicais livres que causam danos as células da pele. Então, enquanto você assa o salmão, faça espinafre para acompanhar 😉

4. Tomates

tomateOs alimentos de cor rosa ou vermelha, como goiaba, damascos, e melancia – mas especialmente os tomates – estão cheios do antioxidante licopeno, que tem sido associado a taxas mais baixas de vários diferentes tipos de câncer . Um estudo pequeno, mas interessante descobriu que voluntários que adicionaram extrato de tomate em suas dietas tiveram menos queimaduras solares do que aqueles que não fizeram. Comer uma tigela de macarrão com molho marinara soa como uma maneira deliciosa para proteger a pele, não é mesmo ?!

5. Casca de frutas cítricas

Se você costuma ralar a casca do  limão para colocar no molho de salada, torta, ou molho de macarrão, você já sabe que apenas uma pequena quantidade acrescenta um sabor enorme à comida. A deliciosa notícia é que a casca de limão – junto com as cascas de grapefruit e laranja – também são um soco de proteção! Um estudo descobriu que as pessoas que incluíram casca de frutas cítricas em sua dieta tiveram uma redução significativa no risco de câncer de pele. A chave parece ser uma substância chamada limoneno, encontrada no óleo da casca de cítricos, que tem mostrado ajudar a inibir o desenvolvimento inicial do câncer.

Meninas, nós todas gostamos de cuidar da nossa pele, mas não basta apenas cuidar do lado de fora é importante tomar muita água e ter um alimentação saudável para melhores resultados. Espero que tenham gostado das dicas❤ E quem tiver dicas e segredos de como cuidar da pele, compartilhe com a gente!

L

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*